Tudo sobre Mesas, Cadeiras e Acessórios para Festa Infantil

 

Introdução

Mesas, cadeiras e acessórios certamente não são os destaques de uma festa infantil. Ao perguntar a um convidado que tenha participado de uma festa infantil o que ele achou mais interessante na festa, alguma vez você ouviu respostas do tipo “a cadeira dos convidados” ou “a bandeja dos salgadinhos”? Provavelmente não. É mais provável que você tenha ouvido "a decoração", "as brincadeiras", ou "os docinhos". Porém, experimente fazer uma festa infantil com um número de cadeiras muito inferior ao número de convidados, ou com as mesas muito próximas umas das outras, ou ainda com toalhas de mesa manchadas. Com certeza, estas situações influenciarão negativamente a opinião dos convidados sobre a sua festa. 

Para evitar este problema e ajudar a escolher as mesas, as cadeiras e os acessórios mais adequados para a sua festa infantil este artigo se propõe a responder as seguintes questões 

  • Quais móveis não podem faltar na minha festa infantil?

  • Como devo organizar as mesas e cadeiras no espaço da minha festa?

  • Que tipos de mesas e de cadeiras posso usar na minha festa?

  • Quais os acessórios mais comuns em festas infantis? 

Quais móveis não podem faltar na minha festa infantil? 

Em uma festa infantil, a mesa do aniversariante é o centro das atenções. Não pela mesa em si, mas porque é nela que ficam o bolo, os docinhos e muitos dos enfeites temáticos da festa. É também ao redor dela que ocorre o ponto alto da festa, o momento do Parabéns. 

Quando a decoração da festa é do tipo provençal, também é comum a utilização de mesinhas secundárias, uma de cada lado da mesa principal. Em algumas configurações de decoração provençal, uma mesinha secundária também pode ser colocada logo à frente da mesa principal. 

As mesas e cadeiras dos convidados também não podem faltar em uma festa infantil. Normalmente, uma mesa típica de convidados comporta entre 4 e 5 convidados. Se a mesa for quadrada, o mais comum é que ela acomode 4 convidados. Se ela for redonda, você pode considerar até 5 convidados por mesa. Mas isto não é uma regra. Por exemplo, se você estiver fazendo uma festa em casa, pode tentar aproveitar alguma mesa que você já tenha que acomode bem mais de 5 convidados. 

Dependendo do tipo de festa infantil que você faça, também pode ser interessante usar uma ou mais mesas de apoio para colocar bebidas, aperitivos, utensílios ou até mesmo as lembrancinhas. Se você planeja uma festa em que os próprios convidados irão se servir, então as mesinhas de apoio para alimentos, bebidas e utensílios são fundamentais. Se a sua festa tiver garçons, então estas mesinhas não são essenciais, embora ainda sejam recomendadas. As mesinhas para lembrancinhas são opcionais, porém, se o seu espaço comportar, considere colocar uma mesinha só para as lembrancinhas. Este detalhe tornará sua festa ainda mais charmosa.

Em resumo, os móveis tipicamente utilizados em uma festa infantil são: 

  • a mesa principal do aniversariante (com ou sem mesas secundárias)

  • as mesas e cadeiras dos convidados

  • uma ou mais mesas auxiliares para comida, bebidas e utensílios (opcional, mas altamente recomendadas)

  • uma mesinha para as lembrancinhas (opcional)

Se você pretende contratar uma empresa de decoração, talvez não seja necessário alugar a mesa dos aniversariantes à parte, já que muitas empresas de decoração incluem o aluguel desta mesa em seus pacotes. Entretanto, para as mesas e cadeiras de convidados, assim como para mesas auxiliares para comida e bebida, é provável que você tenha que contratar o aluguel destes móveis com uma empresa especializada em locações para festas. 

Como devo organizar as mesas e cadeiras no espaço da minha festa? 

Vamos começar pela disposição dos móveis no espaço previsto para a festa. Quem já organizou uma festa, qualquer que tenha sido o seu tipo, sabe que, depois de definido o espaço e o número de convidados, é preciso pensar em como organizar as mesas e cadeiras para que os convidados se sintam confortáveis e todos possam transitar com tranquilidade pelo espaço. Em qualquer tipo de festa, esta regra é super importante. Porém, as festas infantis exigem ainda mais cuidados na escolha dos móveis e em como eles serão disposto no ambiente. Afinal, como todo mundo sabe, se tem uma coisa que criança adora fazer em uma festa infantil é correr para lá e para cá durante quase todo o tempo da festa. Então, a disposição dos móveis deve favorecer a correria e, mais importante, não oferecer perigo para os pequenos. 

Assim que você definir o espaço da festa, procure escolher o local da mesa principal. Lembre-se de que atrás dela normalmente são colocados um painel com o tema do aniversário e os balões. É interessante que a mesa fique em um local que permita à maior parte dos convidados visualizá-la. Meça o espaço em que a mesa principal ficará para saber que tamanho de mesa utilizar. Não se esqueça de deixar um espaço de pelo menos 40 cm de cada lado da mesa. Deixe também um espaço significativo entre a mesa principal e as mesas de convidados mais próximas. Isto é necessário para permitir que, na hora do Parabéns, haja espaço para os convidados se aproximarem da mesa. Se o local em que você fará a festa não for grande o suficiente para permitir este espaçamento entre a mesa principal e as mesas dos convidados, então opte por mesas de convidados bem leves (ex: de plástico), que possam ser afastadas facilmente no momento do Parabéns.

Procure manter uma boa distância entre as mesas dos convidados, facilitando a circulação das pessoas, principalmente das crianças. 

Quanto às mesas auxiliares para comida e bebidas, é interessante mantê-las junto a alguma parede para que não tomem muito espaço da festa.

Que tipo de mesas e cadeiras posso usar na minha festa infantil? 

São diversos os tipos de móveis que você pode usar na sua sua festa infantil. Você pode utilizar seus próprios móveis, ou alugar móveis em empresas especializadas neste segmento. Veja a seguir algumas opções para a sua festa: 

Opções para Mesa Principal: 

  • Pranchão: Para a mesa principal, é comum a utilização do que ficou conhecido como “pranchão”. O pranchão nada mais é do que uma tábua de madeira, geralmente ampla, que fica apoiada sob dois cavaletes, também de madeira. Como o pranchão não tem acabamento, é necessário cobrí-lo com uma toalha bem comprida para que ele não fique à mostra.

  • Kit Provençal: Se você pretende fazer uma festa no estilo provençal, então a mesa principal deve ficar à mostra, isto é, não coberta por uma toalha, já que estas mesas são consideradas objetos de decoração. Normalmente, as empresas alugam kits provençais, que incluem a mesa principal, suportes e bandejas que ficam sobre a mesa para apoiar o bolo e os docinhos, vasinhos e pode conter também mesas auxiliares e um banquinho no estilo “banco de praça” para ficar à frente da mesa principal. 

  • Mesa de madeira no estilo rústico: dependendo do tema da festa, este estilo de mesa pode ser bastante interessante. Temas como “Fazendinha” ou “pirata” combinam bastante com este tipo de mesa. Assim como na decoração provençal tradicional, nesta opção de mesa não se deve utilizar toalhas. 

  • Mesa de vidro: embora não sejam tão comuns em festas infantis, as mesas de vidro têm a vantagem de permitir que você coloque iluminação por baixo dela, dando destaque aos doces. O efeito das luzes pode deixar a decoração bastante interessante.

Opções para Mesas e Cadeiras dos convidados: 

  • Mesas e cadeiras em plástico: estes são os tipos mais comuns de mesas de convidados. Normalmente, são mesas quadradas (com tamanho típico de 80 cm x 80 cm) ou redondas (tipicamente com 90 cm de diâmetro). No caso de mesas quadradas, 4 cadeiras por mesa é o mais usual. No caso de mesas redondas, você pode prever 5 convidados por mesa. Existem opções de cadeiras com ou sem braço. Não se esqueça das toalhas para decorar estas mesas. Mesas e cadeiras de plástico são preferidas por serem bem leves, facilitando seus deslocamentos; 

  • Mesas e cadeiras de ferro: geralmente estas mesas são quadradas de tamanho 60 cm por 60 cm e podem ser fechadas. As cadeiras que as acompanham também podem ser fechadas. Por ocuparem menos espaço que a opção em plástico, podem ser interessantes em festas em que a quantidade de convidados é grande para o espaço disponível. Também exigem toalhas para decoração. As toalhas para este tipo de mesa normalmente têm o formato de um quadrado cujo lado é do mesmo tamanho da diagonal da mesa e são disposta sobre a mesa com um deslocamento de 45 graus; 

  • Mesas e cadeiras de madeira: estas mesas são geralmente quadradas e, assim como as cadeiras, podem ser fechadas. Não são os tipos mais comuns em festas infantis, mas dependendo do tema da festa podem ser interessantes. 

Opções de Mesas auxiliares: 

  • Mesas anteparo ou buffet: por serem retangulares, estreitas e ficarem encostadas em paredes são um boa opção como mesas auxiliares, já que não ocupam tanto o espaço da festa; 

  • Mesa de convidados: você também pode aproveitar uma das mesas de convidados, seja de plástico, ferro ou madeira, para usar como mesa auxiliar. Prefira posicioná-la em um canto do espaço da festa.

Quais os acessórios mais comuns em festas infantis? 

Para que sua festa transcorra com tranquilidade e seus convidados se sintam confortáveis, considere utilizar os seguintes acessórios no seu evento:

  • Toalha para a mesa principal: podem ser de pano ou descartáveis. Sua cor deve combinar com a cor do tema. As descartáveis geralmente são de plástico com ou sem  babado em papel crepom. As toalhas de pano podem ser alugadas pelas mesmas empresas que alugam mesas e cadeiras para festas. As toalhas descartáveis podem ser encontradas em lojas de artigos de festas; 

  • Toalha para a mesa de convidados: as mais comuns são as toalhas brancas, mas também é possível utilizar toalhas inspiradas no tema da festa; 

  • Toalha para mesas auxiliares: no caso de mesas auxiliares, recomenda-se o uso de toalhas brancas; 

  • Cobre mancha: são toalhas coloridas que são colocadas sobre toalhas brancas para dar mais vida ao ambiente; 

  • Capa para cadeira: É um acessório opcional. Não são tão importantes em festas infantis quanto em outros tipos de festas, como festas de casamento;

  • Bandejas: não se esqueça destes acessórios, principalmente se você não planeja fazer uma festa em que os próprios convidados se sirvam; 

  • Talheres: Há opções em aço ou descartáveis. Os talheres de aço podem ser alugados e os descartáveis, normalmente de plástico, podem ser encontrados em lojas de festas infantis. Cuidado ao escolher os talheres de plástico, pois existem algum talheres muito frágeis, que quebram facilmente. Uma boa dica é envolver os talheres em um guardanapo e prendê-lo com um anel com um adereço que remeta ao tema da festa. 

  • Copos: em uma festa infantil, mesmo que você pretenda usar copos de vidro para os adultos, sempre compre uma certa quantidade de copos descartáveis, em papel ou plático, para que as crianças possam utilizá-los; 

  • Pratos: existem opções de louças em cerâmica, vidro ou descartáveis. Para crianças pequenas, prefira pratos descartáveis; 

  • Champanheiras: são suportes, geralmente em acrícilo, para deixar as bebidas no gelo no próprio salão da festa. São importantes caso você pretenda permitir que os próprios convidados se sirvam das bebidas;

  • Isopor: é uma outra opção para deixar as bebidas geladas, porém, neste caso, não é recomendável deixar o isopor à vista dos convidados;  

  • Jarra: se você pretende servir suco natural, ou se você não quer deixar as garrafas ou caixas de bebidas à mostra, não se esqueça de providenciar jarras para a sua festa;    

  • Jogo de Finger Food:  os Finger Foods tem se tornado muito comuns, também em festas infantis. São pequenas porções de comida servidas em louças de cerâmica ou de vidro em miniatura, chamadas de “petit louças”

  • Chopeira: para manter o chopp na temperatura certa, você pode alugar uma chopeira. Existem versões de chopeiras a gelo ou elétricas. Não se esqueça também das tulipas ou canecas para servir o chopp.

 

Compartilhe esta página

Deixe um comentário